HRMB 2K15 – Honda, Race, Meet and Barbecue!

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Enviamos o fotógrafo Final Spec que atende por Maurício Oliveira para cobrir o HRMB 2K15 e pedimos ao amigo Márcio Fujii – Canal FUNDRIVE para contar como foi o evento direto do cockpit de quem protagonizou os pegas dentro da pista de arrancada da Arena Show Car Sorocaba, nova casa do evento que une os entusiastas da Honda para correr e curtir um bom churrasco em clima de confraternização com os amigos, sejam eles donos de Honda ou não. Uma ótima oportunidade para botar em prática a velha máxima de que números e dados de fichas técnicas não ganham corridas, nas palavras de Fujii:

Números! Ahh, Super Trunfo! Eu, com meus 26 anos joguei muito na infância e creio que isso me ajudou muito a conhecer os carros como eu conheço hoje. Com 8 anos já sabia que as Mercedes Brabus eram 7.3 V12 e que o Calibra tinha um coeficiente aerodinâmico invejável na época em que foi lançado. Hoje tudo mudou e os novos amantes de carros tem a internet pra basear suas opiniões e julgar em números porque carro X é melhor que carro Y.

Números! O que faz sentido na nossa cabeça pra justificar o que é melhor.

4×4…Mauricio_Oliveira-2015December263-308

…tração traseira…Mauricio_Oliveira-2015December263-228

…ou o bom e velho nacional preparado?Mauricio_Oliveira-2015December263-342

Mas aí entra um fator humano, a mistura perfeita do homem e da máquina. Um carro não é nada além de um objeto que precisa ser controlado para que esses números façam sentido e é nessa hora que o super trunfo é quebrado, que os números podem se inverter sem lógica matemática e entram em cena adrenalina, nervosismo, sorte e treino nessa conta.

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Na arrancada, o melhor é o quem consegue extrair mais de sua máquina. Claro que há inúmeras variantes, desde pneus melhores a motores mais fortes, mas o foco aqui é que um bom carro mal aproveitado não significa muita coisa e um carro ok pode surpreender muitos com uma tocada perfeita.

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E esse foi o foco do HRMB 2015, a arrancada organizada pelo Honda Clube que tem como maior diferencial a interação entre amigos e embates interessantes. Golf GTI MK7 tomando de Celta? Tem. BMW 335 levando todo mundo? Tem. Câmbio quebrando? Tem. Civic arrancando a fiação da cronometragem? Tem. Tração dianteira sendo mais rápido que 4×4? Tem. E aquele “amigo” falador chato levando de carro mais fraco? Pra nossa alegria, tem também!

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Fora o churrasco e a zuera garantida a cada “benga”, você pode conversar e escolher quem será seu oponente. Os carros tem em sua maioria uma potência próxima, 100% dos carros andam nas ruas e 70% dos carros estão entre 130 e 250 cavalos, ou seja, nada de correr com seu 1.6 original contra um bólido de 700 cavalos. Cenário perfeito pra quem nunca correu e tem curiosidade, pra quem quer fazer aquele tira teima “oficial” com um amigo e se divertir sem muitas barreiras. Aliás, como o automobilismo deveria ser né.

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Falando de mim, nunca fui fã de arrancada. Vi algumas provas em Interlagos e admirava os motores e carros, mas pessoalmente sempre achei um desperdício de tempo e dinheiro andar pouquíssimos segundos numa pista.
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O que acontece é que eu estava pensando de novo nos nossos amigos números. E se 10 segundos é pouco tempo, temos que botar na conta que o tempo é relativo também. Toda a adrenalina em alinhar ao lado de um oponente, a incerteza da vitória e a esperança em ter uma boa largada preenchem o raciocínio vazio do “só porque dura pouco é ruim”. A corrida é curta, mas a comparação após a puxada, os vídeos gravados, a vontade de melhorar e todo o clima de competição prolongam substancialmente a experiência.

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Que bom que a vida surpreende e aqui estou eu na minha terceira experiência em arrancada, depois de 2013 andando de Gol Turbo, 2014 andando embaixo de muita chuva de Civic VTI e este ano andando de Civic Si. Carros diferentes precisam de modos diferentes de saída, troca de marchas e cuidados, e isso é um desafio mental perfeito pra exercitar aqui. Há também o desafio de você correr contra o tempo, porque muitas vezes o elo fraco da ligação é o piloto e andar na frente só depende de você mesmo. Adicionando o desafio de ter comprado o Si há apenas 11 dias, não fazia ideia do comportamento do carro numa arrancada forte.

Então me vi numa chuva de pensamentos:

Mauricio_Oliveira-2015December263-14Qual rotação é melhor pra sair? Vou tentar 3000RPM. Foi péssimo, o VTEC demorou pra acionar. Agora 4500RPM. Melhorou! 5500 RPM. Destracionou muito, cancela! Será que vou errar a marcha? Ufa, não errei. E se eu engatar a primeira depois da segunda? Vish, nem pensa nisso! Esqueci o controle de tração ligado! Que burro! E o tempo de reação? Será que vou queimar a largada se sair no amarelo?

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Sim, a confusão é complicada, mas fui conseguindo equilibrar isso tudo e vi meu tempo baixando, o que me deu mais ânimo de continuar “puxando”. Ao total dei 9 arrancadas, perdi e ganhei e vi meu tempo cair de 11,300s para 10,647s. Não é um temporal mas vi que era o limite do meu carro e o meu também. As últimas 3 arrancadas foram num intervalo de 0,100s de diferença, com a reação sempre por volta de 0,2s. Ótimo pra um carro completamente original como o meu e que mesmo assim deixou outros Sis, até preparados para trás.

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Voltando ao evento, que foi realizado no Arena Show em Sorocaba e não mais na extinta pista de Saltinho Interior de SP, a organização e a estrutura melhoraram bastante tendo em vista os anos anteriores.

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Todo o deslocamento da capital de SP até Sorocaba foi feita em comboio e é sempre legal pegar a estrada com outros iguais a nós, ver a fila de carros diferenciados cruzando a estrada e eventualmente dando uma “esticada nas pernas” até chegar ao evento.

Como diria Ice Cube, Today was a good day.

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Agradecemos ao Fujii pela colaboração e pelo ótimo texto, saiba que esse espaço sempre estará a sua disposição pois além de mandar bem nos vídeos e fotos você também quebra tudo nas palavras!

Você encontra mais fotos na nossa fan page do facebook, Clique Aqui.

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