Super Drift Brasil, Final Round!

Mauricio_Oliveira-2015December264-387Nós do Final Spec acompanhamos alguns acontecimentos marcantes na cena do Drift brasileiro desde as primeiras apresentações da modalidade que aconteceram em edições do Xtreme Motorsport no final da década passada e começo dessa,  e apesar de registrarmos um evento ou outro no passado como em uma edição dos tradicionais Soukoukai realizados no kartódromo de Itu, ainda não tinhamos acompanhado uma competição da modalidade  propriamente dita em terras brasileiras, já que já marcamos presença no Japão nos bastidores do D1GP e do D1 Street Legal.
Assim sendo, partimos para a última etapa do Campeonato Super Drift Brasil, que foi realizada em 13 de Dezembro na cidade de Praia Grande, litoral de SP, e que contou com a participação dos ícones japoneses da modalidade Daigo Saito e Masashi Yokoi como juizes.

Confira conosco como foi o domingo ensolarado no kartódromo da Praia Grande que contou com nomes de peso da velha guarda do drift brasileiro e também deixou claro que a nova geração de pilotos da modalidade veio para elevar o nível do esporte!

DSC03126

Mauricio_Oliveira-2015December264-1177 Mauricio_Oliveira-2015December264-888

Durante todo o ano de 2015 o Super Drift Brasil aconteceu em Interlagos, sendo disputado na área onde existia a curva 1 do traçado antigo do circuito mais tradicional da América do Sul. Para a finalissima do ano, porém, a NSC Garage levou a etapa para a Praia Grande em uma decisão que se mostrou muito acertada já que o evento foi abraçado pela cidade e pelo público que não arredou pé mesmo sob o forte sol que se fez presente por todo o domingo.

Mauricio_Oliveira-2015December264-208Como dito anteriormente, essa etapa presenciou um verdadeiro fato histórico com Masashi Yokoi e Daigo Saito como juízes. Se você não é familiarizado com a modalidade e não faz muita ideia do que esses dois nomes representam, uma rápida introdução:

Daigo Saito, acima, tem no curriculo os títulos de Campeão do D1 Grand Prix de 2008 e da Formula Drift USA de 2012, conquistado em seu primeiro ano correndo nos Estados Unidos. Daigo é um dos maiores nomes do drift e apontado pelos especialistas na modalidade como o responsável por forçar a evolução técnica dos carros e pilotos japoneses e americanos nos últimos anos, já que a cada ano que passa o cara dá um jeito de desenvolver carros mais leves, mais potentes e mais bem projetados como sua Lamborghini Murcielago desenvolvida para correr a temporada 2016 do D1GP. Se o seu inglês estiver em dia você pode conhecer mais sobre as criações dessa lenda aqui, em uma visita dos Speedhunters à sua garagem pessoal.

Mauricio_Oliveira-2015December264-246
Diferente de Daigo que pisou em solo brasileiro pela primeira vez, Masashi Yokoi já esteve por aqui em outras ocasiões e fez a alegria dos “Chevetteiros” ao comparar o compacto nacional com o clássico Toyota Corolla AE86, ou Hachi Roku para os intimos. Yokoi é atualmente a grande sensação da Formula Drift USA, estreando na categoria em 2015 e faturando sua primeira vitória na etapa do Texas. Além disso, Yokoi compete no D1 Grand Prix por anos a fio e também já faturou o título da divisão D1 Street Legal em 2012. Ele é um dos maiores nomes do drift na região de Kansai no Japão, e foi retratado nesse video (legendas em ingles) que conta as origens de sua equipe, a MCR Factory.

Mauricio_Oliveira-2015December264-1040

Mauricio_Oliveira-2015December264-959

Mauricio_Oliveira-2015December264-1000
Nós chegamos ao kartódromo pelas primeiras horas da manhã e pudemos acompanhar a preparação dos pilotos e organizadores para o dia final de competições, já que apesar de só termos comparecido no domingo dia 13, o evento havia começado para os envolvidos na sexta feira dia 11. Em uma primeira caminhada pelo traçado foi possivel notar que o kartodromo da Praia Grande possui duas retas e algumas curvas não tão travadas, permitindo velocidades mais altas e  grande fluidez nas manobras. Guardadas as devidas proporções, uma semelhança com os “mini circuitos” japoneses que costumam sediar eventos de drift me veio à cabeça.Mauricio_Oliveira-2015December264-696 Mauricio_Oliveira-2015December264-659 Mauricio_Oliveira-2015December264-852Mauricio_Oliveira-2015December264-812

Com dois nomes de peso como Daigo e Yokoi julgando a performance dos participantes, ficou claro nos primeiros treinos do dia que os pilotos estavam motivados a darem o melhor para impressionar os juízes e garantirem uma boa pontuação nas classificações que antecederiam a grande final, disputada em formato de mata-mata até conhecermos o grande vencedor da etapa que também coroaria o campeão de 2015. Na pista, o grande número de BMW’s participando de forma competitiva chamava atenção, seja com a mecânica Made in Germany original de fábrica + preparação ou aquele swap invocado com os 6 cilindros em linha dos sonhos fabricados pela Toyota.

DSC03700 Mauricio_Oliveira-2015December264-1119 Mauricio_Oliveira-2015December264-962 Mauricio_Oliveira-2015December264-989

O time dos Nissan Z, ou Zetto para os intimos, também vinha em grande quantidade, ecoando o ronco dos motores V6 aspirados que soava como música para os ouvidos dos aficcionados.

Mauricio_Oliveira-2015December264-777Mauricio_Oliveira-2015December264-198 Mauricio_Oliveira-2015December264-304

Durante os intervalos programados, quem tomava conta do traçado era o caminhão-show da Fórmula Truck que levava alguns felizardos escolhidos entre o público presente para uma carona bem emocionante, andando de lado de uma forma tal que quem olhava de fora chegava a achar fácil. Algumas vezes os passageiros eram ninguém menos que Daigo Saito e Yokoi, que não escondiam a empolgação toda vez que o caminhão entrava na pista e já sacavam o celular para registrar o momento. Até brinquei com o Maurício que estava o dia todo fazendo as fotos comigo, dizendo que após montar uma Lamborghini para Drift, o próximo grande passo de Daigo Saito para surpreender o mundo do esporte provavelmente será montar um caminhão semelhante ao que ele viu aqui no Brasil…

Mauricio_Oliveira-2015December264-11

Durante a pausa que se suscedeu após o fim da classificação porém, quem partiu pra pista foram os dois convidados especiais ao volante de dois carros da Castor Suspensões: Daigo Saito levou o Supra réplica do primeiro Velozes e Furiosos e equipado com suspensão a ar para passear e logo na primeira volta já botou o ícone laranja de lado, comprou um pequeno lote na grama do hairpin mais fechado da pista e parou por aí.

Mauricio_Oliveira-2015December264-729

Já Masashi Yokoi se mostrou mais a vontade ao volante do 180SX também com suspensão a ar e com o volante na direita, fazendo diversas apresentações ao longo do dia. Eram momentos especiais de se ver, dava para notar toda a fluidez e naturalidade com que o piloto levava o carro de lado curva após curva, e era possível até mesmo reparar o seu semblante calmo enquanto fazia isso. Mauricio_Oliveira-2015December264-634 Outro que se juntou às apresentações que se seguiram durante o dia foi Tiago Romano, um dos maiores nomes do drift brasileiro e que andava um pouco ausente das pistas na modalidade. Ao volante do 350Z cedido pela NSC Garage o piloto mostrou muito domínio sobre o carro e o percurso.

Mauricio_Oliveira-2015December264-527 Mauricio_Oliveira-2015December264-654 Mauricio_Oliveira-2015December264-757

Tiago Romano e Yokoi também protagonizaram uma apresentação de alto nível que levantou a galera e a qual registramos em um pequeno vídeo sem maiores pretensões a não ser a de registrar o momento, confiram:

Mauricio_Oliveira-2015December264-889Mauricio_Oliveira-2015December264-47 Mauricio_Oliveira-2015December264-112 Mauricio_Oliveira-2015December264-200 Mauricio_Oliveira-2015December264-244 Mauricio_Oliveira-2015December264-86 Mauricio_Oliveira-2015December264-383 Mauricio_Oliveira-2015December264-536

Assim se seguiram as disputas em formato de mata-mata que levariam à grande final. Destaque aqui para os dois Subaru convertidos para tração traseira que fizeram bonito durante o dia, com a Impreza SW Hawk Eye que já haviamos flagrado em nossa visita à Racing Box levando o piloto Guilherme Winand ao terceiro lugar geral.

Mauricio_Oliveira-2015December264-497

Com o quarto lugar ficou Juba Nishimura, piloto experiente na modalidade e um dos favoritos do dia ao volante de sua BMW E36.

Mauricio_Oliveira-2015December264-860 DSC03390 A disputa da final já era o auge natural do dia e o potencial demonstrado pelos pilotos Diego Higa (350Z laranja) e Tiago Vaz (350Z prata) nos duelos anteriores deixava claro que a briga seria boa e bonita de se ver, mas ninguém imaginava que esse embate precisaria de 4 rounds para ser resolvido, com 3 empates seguidos – o famoso OMT (One More Time) que os fãs do drift já conhecem.

Mauricio_Oliveira-2015December264-750 Mauricio_Oliveira-2015December264-483Mauricio_Oliveira-2015December264-160 Mauricio_Oliveira-2015December264-146

Era nítido que os dois pilotos possuíam total controle sobre o carro, e enquanto um liderava e o outro perseguia alternadamente, era impossível encontrar motivos aparentes para nomear um vencedor e um perdedor com clareza, e essa dificuldade ficou evidente até mesmo para os juízes, dois dos melhores drifters do mundo, que não viam outra alternativa à não ser requisitar uma nova disputa entre os dois.

DSC03493 DSC03618 DSC03519 DSC03672 DSC03653 DSC03613

Para nós que fotografavamos, mesmo com o cansaço de 9 horas sob o sol intenso do litoral, o momento era o melhor possível e a batalha acirrada rendeu cliques incríveis.

Mauricio_Oliveira-2015December264-1070 Mauricio_Oliveira-2015December264-807 Mauricio_Oliveira-2015December264-622 Mauricio_Oliveira-2015December264-86 Mauricio_Oliveira-2015December264-91DSC03571

No entanto, por mais que os duelos seguissem de forma tão equilibrada que parecia que aquele ciclo se repetiria infinitamente, o desgaste ao qual carros e pilotos estavam expostos se fez notar e em um pequeno erro cometido por Tiago Vaz na quarta rodada da disputa, aparentemente vitimado pelo desgaste dos seus pneus, deixou claro o vencedor para os juízes Daigo e Yokoi.

Mauricio_Oliveira-2015December264-589 Mauricio_Oliveira-2015December264-630

O piloto local Diego Higa ficou com o lugar mais alto do pódio diante da sua torcida, teve a vitória carimbada por dois dos maiores nomes da modalidade no mundo todo e faturou também o título do Super Drift Brasil 2015.

Nós do Final Spec, como diziamos na abertura desse texto, acompanhamos alguns fatos marcantes da evolução do drift brasileiro ao longo dos anos e sabemos que nem tudo são flores por aqui, os custos, entraves e empecilhos são grandes para aqueles que querem praticar a modalidade como são para todos nós entusiastas do esporte a motor, independente da categoria. No entanto o pessoal do drift parece diferente, eles não são vistos em grandes números reclamando dessas dificuldades em redes sociais, eles se unem como uma verdadeira família e dão um jeito de botar seus projetos em prática, seja aquele de montar um carro nacional com 30 anos de idade para andar de lado, seja para trazer dois dos maiores nomes do seu esporte para o nosso país para aprender com eles mas também para tratá-los como iguais, proporcionando-lhes um acolhimento que só uma família pode propiciar aos seus membros.

Agradecemos aqui à equipe da NSC Garage, em especial ao Daniel que nos concedeu essa oportunidade. Esperamos fazer parte de mais domingos assim em 2016!

Thiago Marinelli

Fotos: Thiago Marinelli / Mauricio Oliveira

Bonus:
Mauricio_Oliveira-2015December264 Mauricio_Oliveira-2015December264-9 Mauricio_Oliveira-2015December264-15 Mauricio_Oliveira-2015December264-125 Mauricio_Oliveira-2015December264-194 Mauricio_Oliveira-2015December264-254 Mauricio_Oliveira-2015December264-274 Mauricio_Oliveira-2015December264-336 Mauricio_Oliveira-2015December264-391 Mauricio_Oliveira-2015December264-447 Mauricio_Oliveira-2015December264-596 Mauricio_Oliveira-2015December264-804 Mauricio_Oliveira-2015December264-860 Mauricio_Oliveira-2015December264-1130 Mauricio_Oliveira-2015December264-1011 DSC03489 DSC03717

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s