JDM Wars em Interlagos, Parte 1

JDMwars-7

O ano de 2016 começou forte para os frequentadores assíduos de Interlagos, o templo paulistano da velocidade. Enquanto no domingo dia 24/01 acontecia a primeira etapa do Track Day Paulista organizado pela Crazy for Auto, a segunda feira 25/01 era aguardada pelos fãs dos carros japoneses que presenciariam a primeira edição do JDM Wars, evento voltado exclusivamente aos carros nipônicos que aconteceu no feriado onde se comemorou o aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo e o público aproveitou o dia livre e ensolarado para prestigiar essa mistura de encontro com track day e time attack que promete novas edições no futuro. Confira conosco como foi o evento através do olhar Final Spec!

JDMwars-3

O JDM Wars estava programado para rolar das 8 da manhã até o fim da tarde, e eu cheguei ao evento por volta das 10 da manhã. De cara, uma organização no estacionamento diferente de qualquer outro dia de pista que eu já presenciei em Interlagos, reunindo os carros dos visitantes no estacionamento localizado atrás das arquibancadas principais da pista. Se você ficou interessado no R34 sedan com placas paraguaias, voltaremos a ele na parte 2 de nosso registro!

JDMwars-53

Em geral, eventos voltados ao público admirador da performance e das modificações assim como nós costumam ter um estacionamento recheado, mas nesse caso em especial o estacionamento estava mais para uma pequena exposição com muitos carros de bom gosto, com detalhes de encher os olhos dos apreciadores da cultura JDM.

JDMwars-72
JDM é a abreviação de “Japanese Domestic Market”, tradução em ingles para “Mercado Doméstico Japonês”, e essas três letras aplicadas ao universo automotivo fazem brilhar os olhos dos fãs entusiastas de plantão pois a cultura automobilística do Japão é reconhecidamente uma das mais ricas do mundo. JDMwars-73
Ao longo dos anos, os entusiastas japoneses se tornaram conhecidos por modificarem seus carros apoiados em pilares como desempenho, já que o país oferece inúmeras formas de se praticar o esporte a motor, funcionalidade pois toda alteração que envolve o lado técnico do veículo é efetuada pensando em melhorar o funcionamento do mesmo e uma forte expressão de identidade no que diz respeito ao visual dos carros, onde o que importa é o carro ter a cara do dono seja ele uma minivan familiar ou um super esportivo italiano que ninguém mais pensaria em customizar.

JDMwars-86

Outro fator que torna o universo da cultura JDM tão fascinante para os seus admiradores é o fato de as montadoras japonesas darem extrema importância ao seu mercado interno, frequentemente comercializando os modelos mais raros e cobiçados de seus veículos em pequenas quantidades apenas dentro do mercado japonês,  limitando assim o acesso aos estrangeiros que se dispõem a enfrentar todo tipo de burocracia para colocar as mãos em um desses exemplares enquanto outros buscavam replicar os detalhes das versões japonesas nos modelos que lhes era disponibilizado. Com o passar dos anos essa prática por parte das montadoras vem diminuindo e hoje seus modelos mais desejados quase sempre são lançados de forma global, mas algumas fabricantes como a Subaru lançam séries especiais em quantidades limitadas para o mercado japonês, restando aos seus fãs de outros paises a inspiração encontrada nas versões JDM.

JDMwars-60

Essa admiração pela cultura japonesa cresceu lentamente em escala global através de revistas e vídeos até explodir na internet, abrindo novos horizontes para os fãs dos JDM. No estacionamento do JDM Wars essa visão estava clara, e se não fosse pelo volante posicionado no lado esquerdo alguns carros poderiam facilmente se passarem por legítimos japoneses , como esse Subaru Vivio com o interior aliviado, dois bancos Sparco fixos e rodas Advan em um conjunto que não é muito diferente dos kei cars que povoam as ruas onde transita nosso editor Felipe Massayuki.

JDMwars-52

No entanto, nem só de proprietários de carros japoneses era composto o público do evento, longe disso! Tinha de tudo um pouco: Da 206 SW com uma clara pitada de inspiração nipônica…

JDMwars-64 … passando pelo italiano de sangue quente…

JDMwars-87

… até o hit número 1 do mercado nacional quando pensamos em performance. Aos não-japas, porém, era cobrado um valor pelo estacionamento enquanto os JDM que eram as atrações principais do dia estavam isentos. Ponto pro Japão!

JDMwars-58 JDMwars-61 JDMwars-67 JDMwars-69 JDMwars-70 JDMwars-77 JDMwars-89 JDMwars-83 JDMwars-81 JDMwars-78 JDMwars-79

Mais alguns registros do estacionamento do evento, alguns carros renderiam um belo post dedicado aqui no blog não acham?

JDMwars-141

Na parte 2 de nossa cobertura do JDM Wars vamos levar vocês para dentro dos boxes de Interlagos e também teremos aquela boa e velha ação dentro da pista, fiquem ligados!

Você encontra mais fotos do evento na nossa fan page do facebook, acesse:

https://www.facebook.com/FinalSpec/

Até a próxima,

Thiago Marinelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s